Ligações entre o trabalho de mudança de estresse e os níveis de serotonina

O século XXI é melhor caracterizado pelo advento da tecnologia ultramoderna, do comércio e negócios globais e do desejo incontrolável de chegar e permanecer à frente. Por causa desses fatores, as corporações de negócios competem em um mundo onde a economia está ativa 24 horas por dia, sete dias por semana.

Esse fenômeno criava uma demanda para os funcionários que trabalhavam mesmo durante a noite até as primeiras horas da manhã. Este horário de trabalho inverteu o estilo de vida dos funcionários, tornando o dia o seu tempo para dormir.

As mudanças podem perturbar as funções normais do corpo, prejudicar os ciclos de sono e reduzir os níveis de serotonina no organismo. A serotonina é um neurotransmissor que é encontrado no sistema nervoso central e afeta várias funções como humor, sono, sexualidade e apetite. Este neurotransmissor também pode promover a regeneração celular.

O que dizem os estudiosos da saúde?

Estudos mostram que os trabalhadores que não trabalham em turnos diurnos tendem a ter níveis mais baixos de hormônios do tipo “sentir-se bem”, chamados serotonina.

Pesquisadores da Universidade de Buenos Aires, liderados pelo Dr. Carlos J, estudaram 683 homens e compararam 437 trabalhadores diurnos a 246 trabalhadores em turnos.

Os resultados, os níveis de serotonina dos trabalhadores em turnos, medidos através de exames de sangue foram significativamente menores do que aqueles em horários regulares do dia.

Saúde

Além dos níveis reduzidos de serotonina, os trabalhadores em turnos também apresentaram maior colesterol, relações hip-cintura, aumento da pressão arterial e níveis mais elevados de triglicérides.

Como os níveis de serotonina administram os padrões de sono e outras funções do corpo, o estudo da Universidade de Buenos Aires sugeriu que o trabalho em turnos também pode levar ao chamado Transtorno do Sono do Trabalho por Deslocamento.

As pessoas com esse distúrbio tendem a permanecer acordadas quando deveriam estar dormindo. Esses indivíduos podem estar muito cansados ​​durante as horas de vigília. Este distúrbio ocorre devido a um horário de trabalho que ocorre durante o período normal de sono.

Por causa disso, pessoas que têm dificuldade em dormir porque seus corpos ainda estão programados para ficarem acordados. O tempo de estar dormindo e acordado é diferente do que o relógio interno do corpo espera.

Outros estudos também descobriram que o trabalho não padronizado e noturno pode afetar os sistemas cardiovascular e metabólico.

Esses estudos sugerem que existe a possibilidade de que o trabalho por turnos seja diretamente responsável pela pressão alta e pelo aumento da gordura corporal, de acordo com os pesquisadores do estudo de Buenos Aires.

Mudanças no estilo de vida

Além do rompimento dos padrões de sono, níveis reduzidos de serotonina também estão ligados a outras condições como estresse, ansiedade e depressão.

Mudanças no estilo de vida podem levar a melhores níveis de serotonina. Para tornar os níveis de serotonina consistentes, os padrões de sono devem ser consistentes e os regimes alimentares devem incluir as vitaminas e minerais necessários para controlar os níveis de serotonina.

Certas drogas e substâncias como cafeína, nicotina, álcool e antidepressivos devem ser evitadas, pois podem esgotar a produção de serotonina.

Indivíduos que querem melhorar seus níveis de serotonina podem usar medicação para ajudá-los em seu objetivo. O aminoácido 5-HTP pode ser tomado como suplemento e melhorar a capacidade do organismo de fabricar serotonina. Outro aminoácido chamado L-triptofano é usado pelo corpo para produzir serotonina.

No entanto, antes de tomar esses suplementos, os pacientes são aconselhados a procurar a aprovação de médicos e outros profissionais de saúde. Indivíduos que escolhem trabalhar durante a noite devem manter um descanso adequado para diminuir os efeitos nocivos que podem se desenvolver.

Estilos de vida saudáveis ​​e regimes alimentares nutritivos podem melhorar os níveis de serotonina e melhorar a qualidade de vida.